Mais que um mestre de artes marciais, um condutor de vidas. O homem que transformou o Aikido em um caminho de consciência, disciplina e propósito.
Nascido às 6h40min do dia 10 de fevereiro de 1950, recebeu o nome de seu pai, Roque Cruz Vargas — um líder sindical movido por ideais de igualdade entre os homens, que manteve esses sonhos até o fim de sua vida.
Aos 12 anos, iniciou sua trajetória marcial no Judô, orientado por seu primeiro mestre, Sensei João Graff — a quem é profundamente grato por ter sido o primeiro a lhe falar sobre o Aikido.
Com 15 anos, assistiu a um filme em rolo “super 8” com uma demonstração do Grão-Mestre Morihei Ueshiba (“O Sensei”), fundador do Aikido. Essa experiência marcou profundamente sua vida, levando-o a definir como missão pessoal dedicar-se integralmente ao Aikido assim que encontrasse um verdadeiro mestre. No mesmo ano, conquistou o título de Campeão Estadual Juvenil de Judô no RS.
Contribuiu para introduzir o Shorinji-Kempo no Rio Grande do Sul. Ao longo do tempo, também teve passagens pelo Karatê e Kung-Fu, ampliando sua bagagem técnica e filosófica nas artes marciais.
Fez parte do grupo pioneiro de 11 aikidoistas que ajudaram a implantar o Aikido no Rio Grande do Sul. Atualmente, restam apenas três integrantes desse grupo: Vargas Sensei, Nádya Pesce da Silveira e Omar Rösler, que seguem firmes na missão de difundir o verdadeiro Aikido.
Visitou o Hombu Dojo (sede mundial do Aikido em Tóquio) e Hiroshima, participando de cursos, seminários e estágios. A convivência com mestres como Sensei Roberto Maruyama e Shihan Reishin Kawai (introdutor do Aikido no Brasil) consolidou sua formação.
Ministrou curso de defesa pessoal aos monitores da FEBEM (FASE).
Atuou na formação de turmas da Guarda Municipal, oferecendo treinamento voltado à imobilização segura e técnicas de proteção para atuação urbana.
Ofereceu curso especializado de defesa pessoal baseada em Aikido, com ênfase em controle, imobilização e condução, direcionado aos alunos do Curso de Formação de Capitães da Brigada Militar, na Academia de Polícia Militar do RS.
Em paralelo ao Aikido, Vargas Sensei aprofundou-se por mais de 40 anos em terapias alternativas. Possui formação em:
Entre seus pacientes estiveram personalidades como a atriz Dina Sfat, o cantor Bebeto Alves, a escritora Herta K. Wiener, o autor Eduardo Bueno (Peninha) e o monge Moryama Roshi, introdutor do Zen-Budismo no RS. Praticante do Budismo, vivenciou experiências em mosteiros na Argentina, Brasil e Japão.
O coração do Aikido no Rio Grande do Sul pulsa em Porto Alegre, no Dojo Central do INSBRAI. Com mais de três décadas de tradição, é aqui que a filosofia do Aikido ganha vida em cada movimento, treino e ensinamento.
No Dojo Central, alunos de todas as idades encontram um espaço seguro, respeitoso e acolhedor, onde valores como disciplina, respeito e autoconhecimento são cultivados diariamente. É o ponto de referência para quem deseja aprender Aikido com seriedade e profundidade, orientado por mestres com décadas de experiência.
Aqui acontecem as aulas regulares, treinos intensivos, seminários e formações técnicas que preparam os futuros faixas pretas e líderes da arte no estado.
Agende uma aula experimental e descubra-se no tatame!
Inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre o universo do Aikido
Inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre o universo do Aikido
Mais de 6.700 pessoas já passaram por essa jornada. No INSBRAI, o Aikido vai além da arte marcial — é um método de desenvolvimento humano, com filosofia, valores e propósito.
Rua Dr. Barros Cassal, nº. 705, Loja nº 10. Cond. Edifício Parque Castor Farroupilha, Bom Fim, Porto Alegre, RS
Mais de 6.700 pessoas já passaram por essa jornada. No INSBRAI, o Aikido vai além da arte marcial — é um método de desenvolvimento humano, com filosofia, valores e propósito.
Rua Dr. Barros Cassal, nº. 705, Loja nº 10. Cond. Edifício Parque Castor Farroupilha, Bom Fim, Porto Alegre, RS
INSBRAI – Copyright ® 2025 – Todos os Direitos Reservados. Site feito por Impactum.online