Vargas Sensei

Nascido às 6h40min do dia 10 de fevereiro de 1950, recebeu o nome de seu pai, Roque Cruz Vargas, um líder sindical que sonhava com a igualdade entre os homens e que morreu sonhando com esse ideal. Começou a trilhar o caminho das artes marciais aos 12 anos no judô, sob a orientação de seu primeiro mestre, Sensei João Graff, ao qual é extremamente agradecido por ser a primeira pessoa a lhe falar sobre o caminho do Aikido.

Aos 15 anos, assistindo a um filme “super 8” de uma demonstração com “O Sensei”, Grão Mestre Morihei Ueshiba, ficou profundamente impressionado, o que o levou a determinar como objetivo dedicar sua vida a este caminho tão logo encontrasse um verdadeiro mestre. Este mestre demorou alguns anos a surgir no caminho de Vargas Sensei. Enquanto isso não acontecia, ele continuou seu caminho pelas artes marciais, com graduação em Judô (Campeão Estadual Juvenil do RS em l965), em Shorinji-Kempo (o qual ajudou a introduzir no Rio Grande do Sul em 1970) e com passagem pelo Karatê e Kung-Fu.

Fez parte do primeiro grupo de onze aikidoistas que auxiliaram em 1988 a introduzir o Aikido no Rio Grande do Sul, atualmente este grupo está reduzido a apenas três bravos remanescentes, além de Vargas Sensei, o Aikido no Rio Grande do Sul conta, desde o principio, com a dedicação de Nadia Pesce da Silveira e Omar Roesler, que com solidariedade e brilhantismo, auxiliam de diversas formas na continuidade desta missão.

Vargas já vem, há mais de 59 anos, se dedicando à prática e ao ensino das artes marciais, da filosofia Oriental e dos métodos de terapias alternativas para uma saúde mais plena. Ministrou aulas de Judô no Esporte Clube São José e na ACM. Seu esperado Mestre e “Senpai” no Aikido não surgiu na figura de um mas de dois mestres, Sensei Roberto Maruyama e Shihan Reishin Kawai – o introdutor do Aikido no Brasil. Esteve em 1997 na Sede Mundial, em Tókio e Hiroshima, no Japão, participando de estágios, cursos e seminários em Aikido. Em 2001 ministrou curso de defesa pessoal aos monitores da FEBEM, atual FASE. Em 2003 e 2004 ministrou curso de defesa e de técnicas de imobilização a turmas da Guarda Municipal de Porto Alegre. No segundo semestre de 2005, ministrou curso de defesa pessoal, baseado em técnicas de Aikido, com ênfase no controle, imobilização e condução no trabalho policial, para os alunos do Curso de Formação de Capitães para a Brigada Militar, da Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Sul.

Paralelamente às artes marciais, Vargas Sensei dedicou mais de 40 anos de sua vida também a estudar e trabalhar com terapias alternativas, possuindo formação em Raja-Yoga, Tantra, Shiatsu em 3 diferentes sistemas, moxa-terapia, bioenergética e reflexologia, além de Seita (Quiropraxia Japonesa). No seu histórico de pacientes passaram pessoas ilustres, como a atriz Dina Sfat, o cantor e compositor Bebeto Alves, a escritora e nutricionista Herta K. Wiener, o escritor Eduardo Bueno (Peninha) e também o introdutor do Zen-Budismo no Estado, Monge Moryama Roshi. É divulgador e praticante do Budismo, com vivência em mosteiros na Argentina, no Brasil e, como visitante, no Japão em 1997.

Vargas Sensei tem atualmente a graduação de 6º dan, grau concedido pelo Hombu Dojo, Japão (entidade máxima do Aikido, no âmbito mundial), e é o responsável pelo Aikido no Estado do Rio Grande do Sul, por designação de Shihan Kawai (União Sul-Americana de Aikido e Hombu Dojo – Japão). Todos os praticantes de Aikido no Rio grande do Sul, direta ou indiretamente estão vinculados a ele. Os Dojos vinculados a Vargas Sensei estarão sempre abertos a todos aqueles que queiram praticar o verdadeiro e tradicional Aikido, desde que obedecendo aos princípios gerais ditados pelo Hombu Dojo.

Vargas Sensei é o Dojo Sho do Dojo Central da região Sul e Presidente do Instituto Sul-brasileiro de Aikido (INSBRAI), entidade criada em 2005, com a finalidade de popularizar e facilitar a divulgação do Aikido e de suas filosofias, auxiliando e dando apoio a novos Dojos na região sul, bem como levar o conceito transformador do Aikido às crianças, desenvolvendo trabalhos com crianças de comunidades carentes, além de tornar acessível aos agentes da segurança pública, todo o potencial neutralizador das técnicas do Aikido, bem como a sua qualidade de ferramenta de negociação.

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre o universo do Aikido

Newsletter

Inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre o universo do Aikido

Aula de Aikido em Porto Alegre no Dojo Central

Mais de 6.700 pessoas já passaram por essa jornada. No INSBRAI, o Aikido vai além da arte marcial — é um método de desenvolvimento humano, com filosofia, valores e propósito.

redes sociais

Institucional

Onde treinar Aikido

Endereço Dojo Central

Rua Dr. Barros Cassal, nº. 705, Loja nº 10. Cond. Edifício Parque Castor Farroupilha, Bom Fim, Porto Alegre, RS

Aula de Aikido em Porto Alegre no Dojo Central

Mais de 6.700 pessoas já passaram por essa jornada. No INSBRAI, o Aikido vai além da arte marcial — é um método de desenvolvimento humano, com filosofia, valores e propósito.

Endereço Dojo Central

Rua Dr. Barros Cassal, nº. 705, Loja nº 10. Cond. Edifício Parque Castor Farroupilha, Bom Fim, Porto Alegre, RS

INSBRAI – Copyright ® 2025 – Todos os Direitos Reservados. Site feito por Impactum.online