Perguntas e Respostas Frequentes

Você pode participar de um treino experimental de Aikido em qualquer um dos horários de iniciante disponíveis. Para participar, entre em contato conosco através do nosso Whatsapp para agendar o dia.

  • Procure chegar uns 10 minutos antes do início da aula;
  • Você não precisa ter conhecimentos prévios de outra arte marcial;
  • Na aula experimental serão apresentadas técnicas básicas de movimentação, queda e ataque;
  • Vá de camiseta branca e calça de moleton de qualquer cor;
  • Evite brincos, pulseiras, piercings e outros adereços que possam causar acidentes;
  • Durante o treino, desligue o celular;
  • Pise na área do tatame sempre descalço;
  • Não há custo para uma aula experimental;
  • Informe ao instrutor responsável qualquer problema de saúde que possa ser relevante durante a aula.
  • Faça o download do nosso manual do Iniciante. Acesse aqui para baixar.

Se tem dúvidas adicionais por favor entre em contato conosco.

Sim, porém para as primeiras aulas, você pode usar uma camiseta de manga comprida e uma calça de abrigo. O importante é que os cotovelos e os joelhos estejam protegidos.

A idade mínima é de 6 anos. Algumas crianças podem começar mais cedo, se conseguirem entender e seguir uma voz de comando e acompanhar o grupo. A idade máxima é, como dizia o criador do Aikido, “enquanto a pessoa conseguir carregar um quilo de arroz nas mãos”.

Isto depende da avaliação do seu Instrutor. Os critérios a serem observados são: capacidade de fazer os Ukemi (cair sem se machucar), entender as formalidades e os princípios básicos, e conhecer, no mínimo, as duas formas de ataque para um treino de faixa amarela (5º kyu) , que são Shomen uti e Ai hami kata te tori.

Temos uma pequena loja, onde vendemos Dogis e Hakamas. No primeiro mês, apenas um Dogi basta. Na medida em que seu treino ficar mais constante, vai sentir necessidade de mais um.

Seguimos a orientação do Hombu Dojo, no Japão: o praticante de Aikido do sexo masculino somente pode usar o Hakama após receber a graduação de faixa preta 1º Dan.

Sexto kyu (faixa branca), quinto kyu (faixa amarela), quarto kyu (faixa roxa), terceiro kyu (faixa verde), segundo kyu (faixa azul), primeiro kyu (faixa marron). Após a faixa marrom, a próxima graduação é a faixa preta, que começa no 1º dan e vai até o 10º dan.

O medo traz insegurança e a insegurança causa desatenção, que é uma porta aberta para as lesões. À medida que você for treinando e evoluindo, o medo de se machucar vai diminuindo naturalmente.

Algumas informações você encontra aqui. Para mais detalhes, o ideal é você comparecer no Dojo e assistir ou participar de uma aula experimental, sem custo.

O aluno pode fazer quantos treinos quiser e puder, dentro dos horários oferecidos para cada caso.

O recomendável é praticar no mínimo duas vezes por semana. Abaixo disto o aprendizado fica prejudicado. Os valores de contribuição são fixos, independente da quantidade de treinos semanais, a frequência é livre.

O recomendável, para um melhor aproveitamento, é de, no mínimo, um treino por semana. O ideal são três treinos por semana.

Não existe impedimento, mas pedimos que apresente um atestado médico de liberação para atividades físicas aeróbicas, fornecido pelo seu médico.

Sim. Inclusive, o Aikido é considerado uma das artes marciais mais adequadas para mulheres, tanto pela sua dinâmica, quanto pela filosofia.

Nenhum conhecimento prévio é necessário. Na maioria das vezes, para um iniciante, muito conhecimento prévio atrapalha mais do que ajuda, principalmente quando a pessoa já praticou alguma outra arte marcial. As filosofias orientais, como o Budismo, ensinam que devemos ter sempre a mente de principiante. Como diz um texto antigo: “devemos esvaziar a xícara”.

Ainda tem dúvidas?