História do Aikido

morihei-ueshiba-1955O fundador do Aikido, Morihei Ueshiba, nasceu no Japão em 1883. Esta era uma época em que ainda estavam bem vivos todos os conhecimentos e valores morais dos antigos Samurais.
Devotou-se a um severo treinamento de condicionamento físico e à prática de artes marciais, atingindo elevado nível de proficiência em diversos estilos de Ju Jitsu, esgrima e luta com lança.
Entretanto, apesar de suas impressionantes potencialidades físicas e marciais, Ueshiba sentia-se muito descontente. Começou então a peregrinar por diversas práticas ascéticas e meditativas, objetivando encontrar um significado mais profundo para a vida, ao mesmo tempo em que continuava a persistir em seus estudos através do caminho marcial. Ele criou o moderno Aikido combinando seu treinamento marcial com suas ideologias DE CRESCIMENTO INTERIOR E DE EVOLUÇÃO ESPIRITUAL do homem.

MoriteruUeshibaO atual Doshu (dono do caminho) é o Sr. Moritero Ueshiba, neto do fundador Morihei Ueshiba e filho de Kishomaru.

Além de ser o líder máximo do AIKIDO a nível mundial, ele dirige e leciona no Hombu Dojo (Dojo Central do AIKIDO no Mundo, local onde Vargas Sensei já efetuou diversos treinamentos intensivos), abrigando sob a sua influência as entidades legais que subsidiam o AIKIDO no mundo, a AIKIKAI Foundation e a IAF (International AIKIDO Federation), todas localizadas em Tókio, no Japão.

ShihankawaiHistória do Aikido no Brasil
O AIKIDO foi introduzido no país pelo Shihan Reishin Kawai (1931 – 2010) no início da década de 60, sob orientação do já falecido mestre 9º grau Arimoto Murashige, que era o Representante do AIKIDO para o Ocidente.
Shihan Reishin Kawai (8º Dan), ligado às entidades AIKIKAI e IAF, presidiu a Confederação Latino-americana de AIKIDO. Reishin Kawai residiu em São Paulo, onde exerceu, além do AIKIDO, medicina oriental, sendo muito respeitado pelo seu conhecimento em ambas as áreas.

História do Aikido no Rio Grande do Sul

O AIKIDO veio para o estado no final da década de 80, trazido pelo Sr. Roberto Maruyama (atualmente 6º grau) e sob supervisão de Kawai Shihan. Maruyama Sensei, pouco tempo mais tarde, retornou a São Paulo, onde agora é responsável pelo Maruyama Dojo. Assumiu, então, a responsabilidade de continuar o trabalho, por indicação de Maruyama Sensei, o seu discípulo, o Sr. Roque Vargas Filho, que há mais de 35 anos trilhava o caminho das artes marciais, com graduações em Judo e em Shorinji-kempo. Vargas é o líder e orientador técnico do AIKIDO-RS, que é ligado ao Hombu Dojo (Japão).
Vargas Sensei, (1950 – * ) faixa preta 6º grau, é, por designação de Kawai Shihan, o responsável pelo AIKIDO no RS, com + de 50 anos de prática e ensino em artes marciais. Vargas desenvolve a missão do Aikido no Rio grande do Sul, há mais de 28 anos, lecionando em diversos horários no Dojo Central de Porto Alegre, sendo o responsável pelo ensino em diversas academias no Estado. Vargas tem sido também um incentivador do uso do AIKIDO no trabalho policial, por meio da realização de cursos para a Guarda Municipal de Porto Alegre, para os monitores da FEBEM/FASE e para os policiais militares e civil, além de oferecer descontos significativos a estes em seus Dojo(s).