Ensinamentos de Morihei Ueshiba O-sensei

O progresso virá com a prática constante.
Não procure por ensinamentos secretos que não levarão a nada. Confie nas experiências próprias.

 

Lembre-se, os grandes segredos estão contidos nas técnicas básicas

 

Uma vez que você domine as técnicas de Aiki nenhum inimigo sequer pensará em atacar.

 

Por que fixar os olhos na espada se a empunhadura mostrará onde ela vai cortar.

 

O Aikido não é uma técnica para lutar contra um inimigo ou derrotá-lo. É uma maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma família. Significa que o segredo do Aikido é a busca da harmonia com o Universo, é tornar-nos unos com o Universo. Seus praticantes devem buscar esse entendimento por meio de treinamento diário.

 

O segredo do Aikido não está no modo como você move os pés, está no modo como você move sua mente.

 

Eu não estou ensinando técnicas marciais, estou ensinando a não-violência.

 

Aiki significa a união entre o corpo e o espírito e é a manifestação desta verdade. Mais do que isso, Aiki nos permite harmonizar céu, terra e a humanidade como uma só.

 

Aikido é para o mundo inteiro.

 

O verdadeiro pacifista é aquele capaz de causar danos imensuráveis mas escolhe não faze-lo quando provocado.

 

O segredo do Aikido é harmonizarmo-nos ao movimento do universo, levarmo-nos a um encontro com o Universo. Aquele que encontrar os segredos do Aikido, possui o Universo nele próprio e pode dizer: eu sou o Universo.

 

Mentes para servir à paz de todos os seres humanos no mundo são necessárias ao Aikido. Não as mentes daqueles que desejam ser fortes ou que praticam somente para derrotar um oponente.

 

O verdadeiro Budo é trabalho de amor. É trabalho de dar amor e vida a todos os seres vivos e não matar ou lutar um contra o outro. Amor é divindade guardiã de tudo. Nada pode existir sem ele. Aikido é a realização do amor.

 

Deve-se compreender o Aikido, primeiro como Budo e então, como um caminho a serviço da construção da família mundial. O Aikido não é para um único país ou para uma pessoa em particular. Seu propósito é executar o trabalho de Deus.

 

O espírito do Aikido é a salvaguarda do amor. O Aikido é um compasso para construir o edifício desse mundo: uma construção natural que demonstre a razão dos fenômenos da matéria e do espírito. O Aikido é o Universo. É uma questão de coração.

 

Oramos sem parar para que o combate não tenha lugar. Por essa razão proibimos formalmente os combates no Aikido. O espírito do Aikido é aquele de um ataque amoroso e de uma reconciliação pacífica. Com esse fim, unimos e reunimos os adversários com o poder do Amor. Pelo amor somos capazes de purificar os demais.

 

O Aikido se preocupa com o Universo. É o mais importante do mundo, mas não é uma religião. Podemos dizer que o Aikido tem algo em comum com os ensinamentos de Cristo: Amor! Tudo começa e termina nele. O Amor é a vida do Universo.

 

Se o coração é impuro, estarás cheio de tensão interior, de orgulho, de desordem, de confusão, de mil enfermidades físicas, mentais e emocionais. Jamais poderás compreender o Aiki se seu coração não se purifica. Deves, pois, limpa-lo para ter paz consigo e com o mundo, não sendo inimigo de nada e não vendo nada como seu inimigo.

 

Quem vence alguém é só um vencedor, mas quem vence a si mesmo é invencível.

 

No que diz respeito à técnica, desde os tempos antigos foi dito que movimentos devem voar como relâmpagos e ataques devem ser graves como um trovão.

 

O corpo é o resultado da concreta unificação do físico e do espiritual criados pelo universo.

 

Aikido é primeiramente uma forma de conseguir a própria maestria física e psicológica.